PROPOSTAS DE AULAS COMO COACH VALORIZANDO A QUALIDADE E SEGURANÇA

Se você está em busca da excelência e crescimento profissional é válido afirmar que esse crescimento como Coach depende do desenvolvimento de seus clientes e comunidade, a relação professor-aluno estabelece o que chamamos de cultura, a forma que seu trabalho é percebido pela sociedade.  

Esses pilares coach, cliente/comunidade e cultura estabelecem a PROPOSTA que acreditamos ser a base da Pirâmide da Excelência do BOX de CrossFit / MMT

 Como você já percebeu o Coach é o alicerce de tudo, acreditamos que os modelos de empresas no mercado fitness que decidiram ter esse serviço especializado como base dependem da qualidade desse profissional.

Para apoiar o desenvolvimento de modelos de trabalho vamos desenvolver a proposta com ajustes para um trabalho com planos de aula diferenciados em cada modelo de negócio.  

  • BOX de CrossFit / MMT
  • Grupos de Treinamento Funcional
  • Personal Trainer

Utilizaremos a fundamentação que já feita a respeito dos blocos e planejamento, assim podemos simplesmente observar quais blocos devemos valorizar e quais eliminar de acordo com a proposta.

BOX DE CROSSFIT / MMT

Em um BOX é natural que os alunos sejam mais comprometidos, afinal o nível de complexidade e variada de movimentos é maior aumentando os riscos. Elaboramos a seguinte sequência em uma aula padrão para valorizar a qualidade do serviço profissional

 

  1. BLOCO | INDIVIDUAIS (-10:00 A 00:00)
  2. BLOCO | AQUECIMENTO (00:00 A 08:00)
  3. BLOCO | MOBILIDADE (08:00 A 12:00)
  4. BLOCO | PRÁTICA (15:00 A 30:00)
  5. BLOCO | PREPARAÇÃO (30:00 A 35:00)
  6. BLOCO | WOD (40:00 A 50:00)
  7. BLOCO | RECUPERAÇÃO (50:00 A 60:00)
  8. BLOCO | CORE (60:00 A 70:00)

Calma, nós não queremos que as aulas tenham 90 minutos de duração, mas a maior parte dos alunos podem ficar mais tempo e irão valorizar seu BOX se você oferecer algo a mais. Vamos relacionar os blocos mais incomuns e que podem causar maior diferenciação pela qualidade de aula.

 

BLOCO | INDIVIDUAIS (-10:00 A 00:00)

Crie rotinas de prevenção de lesão para cada aluno, com exercícios de mobilidade e fortalecimento. Isso é possível a partir de uma simples avaliação de Potencial de Movimento Funcional

Esses exercícios podem ser padrões, fixados em uma parede, mas é necessário que o profissional oriente sobre a sessão de exercícios individuais que o aluno irá fazer quando chegar mais cedo e também explicar o porquê deve se dedicar semanalmente.

 

BLOCO | MOBILIDADE (08:00 A 12:00)

São menos de 5 minutos por aula que podemos ensinar alongamentos estáticos, liberações e inclusive identificar limitações em nossos alunos.

Fazer esse bloco em grupo garante que todos tenham acesso à prevenção de lesão, podendo repetir os exercícios mais necessários individualmente.

 

BLOCO | PREPARAÇÃO (30:00 A 35:00)

Nesses 5 minutos simplesmente testamos o WOD, pode ser feito com uma carga mais leve em uma primeira série e depois o peso escolhido.

Deixar essa preparação de lado coloca alunos iniciantes em risco por falta de padrão de movimento  ou escolha errada do peso, os avançados podem se prejudicar pelo “choque de realidade” que os músculos, articulações e vias energéticas vão sofrer ao iniciar o relógio.  

 

BLOCO | RECUPERAÇÃO (50:00 A 60:00)

Entendemos que a pressa de alguns alunos para ir embora pode ser grande, esse bloco é desenvolvido pela cultura do BOX. O coach também pode estar aflito para arrumar e limpar tudo para a próxima aula, mas vale colocar a recuperação em prática alguns dias da semana.

Aqui iremos puxar um alongamento compensatório ou fazer liberação miofascial para ajudar os grupos musculares sobrecarregados no treino.

 

BLOCO | CORE (60:00 A 70:00)

O treinamento do core pode estar dentro da recuperação, mas também pode ficar anotado no canto da lousa para que após a aula os alunos mais comprometidos tenham esses exercícios programados.  

Normalmente um vai convidar o outro e teremos grupos realizando esse treino. Gostamos de sugerir o protocolo TABATA que são 8 séries de 20” de trabalho por 10” de descanso, totalizando apenas 4 minutos.

Também usamos outros como por repetições ou por acumular tempo em isometrias, o foco deve ser ter algo a mais para quem deseja.

Assim também é possível ter treinos metabólicos extras, em um dia de WOD curto alguns alunos em processo de emagrecimento ficaram gratos em treinos mais longos de resistência cardiorrespiratória, e outros podem ficar felizes com alguns protocolos de força, musculação ou exercícios acessórios

Esperamos dessa forma contribuir para elevar a qualidade das aulas do seu BOX de CrossFit / MMT, lembre-se que você pode implementar isso aos poucos. Escolha um ajuste de cada vez, por cada semana, peça feedbacks e acima de tudo… faça o que lhe traz maior satisfação e prazer com responsabilidade, sua comunidade sempre irá valorizar muito ter um Coach verdadeiramente motivado por perto!

 

GRUPOS DE TREINAMENTO FUNCIONAL

Nos grupos podemos considerar várias possibilidade de locais, estruturas, equipamentos e habilidade do Coach, por isso vamos simplificar para aulas menores. Isso não significa que as aulas devam ser simples, assim, se você tem grupos com uma grande estrutura consideremos que deva seguir os ajustes do BOX de CrossFit / MMT

Um Grupo de Treinamento Funcional normalmente vai realizar suas aulas em dias específicos da semana, sendo de duas a três vezes. Isso dá a vantagem de que os treinos devem sempre agachar, empurrar, puxar e core.

Os locais mais comuns para essas aulas são:

  • sala de aulas coletivas da academia tradicional
  • sala de musculação da academia tradicional
  • estúdio ou centro de treinamento funcional
  • parques, praças e condomínios

Nosso modelo de blocos para essas aulas fica menor e a complexidade dos movimentos tendem a ser mais simples.

  1. BLOCO | AQUECIMENTO (00:00 A 08:00)
  2. BLOCO | INDIVIDUAIS (08:00 A 12:00)
  3. BLOCO | PREPARAÇÃO (15:00 A 20:00)
  4. BLOCO | WOD (20:00 A 30:00)

Essa proposta pode ser ajustada facilmente, como esses grupos tendem a ter muitos iniciantes o foco deve ser nos seguintes blocos:

BLOCO | INDIVIDUAIS (08:00 A 12:00)

É a chance que temos de oferecer atenção para cada pessoa, pode ser com exercícios de mobilidade, fortalecimento e também aumentando o tempo um pouco servirá como bloco de aprendizado para novos movimentos.

BLOCO | WOD (20:00 A 30:00)

No grupo temos o WOD como grande diferencial, tem um cronômetro central e a marcação dos resultados em um quadro branco é o que vai destacar sua aula.

Vale lembrar que os alunos não precisam competir entre eles todos os dias, é uma forma de ter parâmetros e para que esses resultados sejam verdadeiros é necessários que:

 

  • o padrão de amplitude dos movimentos seja válido;
  • a contagem de repetições seja verdadeira;
  • as anotações do resultado final precisa ser real;

 

Caso contrário não será possível medir, comparar e replicar para avaliar a evolução individual ou do grupo em força, condicionamento e habilidades.

Algumas pessoas vão querer adaptar tudo, mudar movimento ou mentir nos resultados, isso vai acontecer porque acontecer em todo lugar. Infelizmente você deve considerar essa pessoa um ponto fora da curva e como Coach, amigavelmente, alertá-la sobre o equívoco de precisar se mostrar melhor.

 

PERSONAL TRAINER

No Personal Trainer o ponto chave como Coach é necessariamente aumentar as doses de atenção individual, mas aqui em balanço com o enorme benefício de seguir a mesma periodização para todos os alunos e apenas adaptar individualmente.

O ponto de partida é que todos os tipos de pessoas precisam das mesmas funcionalidade desenvolvidas, em gênero essas tarefas são iguais para uma atleta profissional ou um senhor sedentário o que vai mudar é o grau de intensidade.

Consideramos que para desenvolver um melhor trabalho temos como pré requisito a Padronização do Movimento Funcional que está totalmente ligada ao Potencial de Movimento de cada pessoa.

Nosso trabalho como Coach e profissional de educação física atuando como personal trainer será seguir o mesmo plano do dia respeitando o potencial de movimento e de treinamento de cada aluno.

Em casos comuns de alunos que vão 2 ou 3 vezes por semana sugerimos que tenha um planejamento duplo:

  • Treinos Globais
  • Treinos por Função

Treinos Globais são do corpo todo, como apresentado nos Grupos de Treinamento Funcional logo acima. Os Treinos por Função são aqueles que têm definidos função alvo e secundária, como os que foram propostos nos Planos de Aula deste BLOG e mais indicados para um BOX de CrossFit / MMT

Nos ajustes ao plano de aula vamos deslocar atenção para alguns blocos especificamente.

  1. BLOCO | AQUECIMENTO (00:00 A 08:00)
  2. BLOCO | INDIVIDUAIS (08:00 A 15:00)
  3. BLOCO | PRÁTICA (15:00 A 25:00)
  4. BLOCO | PREPARAÇÃO (25:00 A 30:00)
  5. BLOCO | WOD (30:00 A 40:00)
  6. BLOCO | CORE (40:00 A 50:00)
  7. BLOCO | INDIVIDUAIS (50:00 A 60:00)

Esse tipo de aula requer atenção aos detalhes, fazendo ajustes e correções em tempo real. Nos blocos individuais é onde será verdadeiramente personalizado seu plano de aula.

 

BLOCO | INDIVIDUAIS (08:00 A 15:00)

Na parte inicial da aula vale usar mobilidades para ajudar no WOD, fazer ativações necessárias ou recuperações com massagem e etc.  

Crie rotinas de prevenção de lesão para cada aluno, com exercícios de mobilidade e fortalecimento, isso é possível a partir de uma simples avaliação de Potencial de Movimento Funcional

 

BLOCO | INDIVIDUAIS (50:00 A 60:00)

Na parte final o ideal são fortalecimentos, exercícios acessórios ou recuperações com recursos de relaxamento.  

O que estamos buscando aqui é otimizar o planejamento dos treinos, como feito em um BOX de CrossFit / MMT e criar blocos na aula que a atenção às individualidades seja maior do que em uma aula normal de personal.

Juntando o tipo de treino, com os movimentos e os blocos individuais seu aluno terá uma evolução muito mais rápida, segura e alcançará os resultados que buscou com seu trabalho.

 

TENHA EM MENTE

Os ajustes propostos acima são para um modelo de aula com os blocos apresentados. Você pode ter dias com a duração de cada bloco totalmente diferente, nenhum problema em variar um ou dois dias por semana, a proposta foi mesmo apontar onde sabemos que a qualidade pode ser elevada para se diferenciar no mercado como Coach.

Um Coach deve compreender não apenas o WOD ou os movimentos, mas sim o programa todo com periodização e ajustes individuais para cada aluno.

Vamos em frente!

Close

50% Realizado

PEDIDO VIA EMAIL 

O Guia do BOX será enviado em seu email, preenchendo as informações abaixo é a única forma de garantir que você será receberá este material exclusivo.