FUNDAMENTOS IMPORTANTES PARA OS MOVIMENTOS SEGUROS NO CROSSFIT / MMT

guia do coach movimentos Aug 13, 2018

“Movimentos funcionais são desenvolvidos naturalmente para atender as necessidades do nosso dia a dia como seres humanos, seja apenas com o peso do corpo ou cargas externas. Atualmente esses movimentos estão bastante difundidos no treinamento físico e também como esporte, no caso do CrossFit®. Independente da aplicação no treino ou nas tarefas rotineiras, as principais funções são: agachar, levantar, empurrar e puxar.”

Compreendendo a mensagem acima fica mais simples perceber que organizamos os movimentos por suas funções básicas e secundárias, como empurrar para cima, para frente ou para baixo.

Antes de aprofundar em planos de aula para o Coach no CrossFit / MMT é importante entender o Movimento Funcional como peça chave desse tipo de treinamento, aqui você verá dois fundamentos indispensáveis para trabalhar com movimentos, baseado no CrossFit® / MMT  (1. PREMU) e para explicar como funciona o processo de aprendizado ou reaprendizado desse tipo de movimento (2. PMF)

PREMU - Padrão de Recrutamento Motor Universal

O termo mais importante para ser adotado dentro do treinamento funcional é: Padrão de Recrutamento Motor Universal – PREMU.

É comum perceber nos primeiros anos de vida como as crianças têm maior facilidade de realizar funções básicas como AGACHAR (com a coluna ereta e calcanhares no chão) em comparação a um adulto sedentário, isso acontece por dois motivos:

O primeiro é que as crianças desenvolvem o PREMU com mais facilidade, pois estão presentes em sua natureza a mobilidade necessária para amplitudes de movimentos eficientes, a estabilidade do centro do corpo e a força funcional para se desenvolver.

O segundo é que o adulto sedentário não consegue atingir o PREMU de forma adequada por falta de Mobilidade e estabilidade, muitas vezes por não realizar tarefas com amplitudes máximas e por posturas e desequilíbrios musculares, que comprometem a estabilidade da coluna e do quadril. A Força Funcional não existe sem a Mobilidade e a Estabilidade.


PMF - Padronização de Movimentos Funcionais

Com esses parâmetros estabelecidos, foi possível identificar e desenvolver a Padronização de Movimentos Funcionais – PMF – como um Pré-Requisito para quem está disposto a iniciar suas rotinas de treinamento (exceto por opção unicamente estética).

A Padronização de Movimentos Funcionais ou PMF tem o propósito de intervir em posturas e mecânicas inadequadas de movimentos, muitas vezes perigosas para o atleta/praticante. Ainda com baixo volume de repetições e antes de qualquer incremento de intensidade (por velocidade de execução ou carga externa), é necessário fazer correções e recomendações até que o padrão de movimento esteja seguro.

 

“A PMF oferece correções para uma Mecânica Segura e Eficiente antes de aumentar a Intensidade.”

 

OS PADRÕES DE FUNÇÕES PARA ORGANIZAR OS MOVIMENTOS NO CROSSFIT / MMT

A partir desta breve introdução a respeito das funções, fica mais simples perceber que organizamos os movimentos por suas funções básicas e secundárias, como empurrar para cima, para frente ou para baixo.

Uma lista completa de funções para organizar os movimentos aplicados, por exemplo, no CrossFit® / MMT ficaria assim:

  • CORE / ESTRUTURAIS: são exercícios estruturais todos estabilizadores do tronco e abdominais: plank, athletic position, sit up, v up, jackknife…

 

  • CÍCLICOS: aqueles podemos manter por mais tempo: correr, pular corda, pedalar, remar, nadar…

 

  • SQUAT: em resumo tudo que se usa pernas, com dominância maior de quadril ou de joelhos: air squat, front squat, box jump, deadlift…

 

  • PUSH: são os responsáveis pelo trabalho de pressionar usando os braços, pode ser para baixo, para frente ou para cima: ring dip, push up, strict press, push press...

 

  • PULL: são movimentos de tração com os braços, pode ser em diferente sentidos também: pull up, ring row, high pull…

 

  • INTEGRADOS: quando combinamos mais de uma função para realizar o movimento: thruster (front squat + push Press)

 

  • LPO - Levantamento de Peso Olímpico: Snatch, Clean e Jerk

 

  • HGA - Habilidades de Ginástica Avançada: Pistol, Kipping, Butterfly Pull Up, Rope Climb, Muscle Up

 

Adotando esse formato de organização sua vida de Coach, tende a facilitar o raciocínio na hora de pensar adaptações e planejar aulas.

3 HABILIDADES DO COACH PARA O DESENVOLVIMENTO DOS MOVIMENTOS

Algumas vezes o processo de ensino - aprendizagem fica comprometido por falta de clareza sobre demostrar, observar e corrigir de um Coach. Conheça melhor essas 3 habilidades e comece a desenvolvê-las com atenção em suas aulas. Os resultados serão surpreendentes.

  1. Demonstrar o movimento - sim, é necessário que o Coach Profissional de Educação Física saiba demonstrar o movimento, essa é a única forma de sentir as dificuldades, facilidade e ter legitimidade para ensinar. Atenção, isso não significa que um coach precisa treinar com mais peso ou ser o melhor em todos os movimentos, mas é muito importante ele saber como se executa, principalmente como se faz com segurança e técnica.
  2. Observar os pontos chave do movimento - cada repetição que um aluno faz pode ser avaliada de forma mais rápida e precisa a partir de uma lista de checagem com os pontos chave do movimento. Por exemplo, em um "Air Squat" é importante verificar qual a profundidade que o aluno conseguiu alcançar, se  os calcanhares permanecem no chão, se a coluna está estável e como a região da lombar e quadril se comportam no final do movimento. Essas são informações importantes para se observar e, em seguida, ensinar e corrigir.

  3. Corrigir com eficiência - para ensinar um movimento basta seguir uma sequencia de comandos, é simples, mas muito importante saber qual a prioridade de cada informação. Em todos os movimentos vale começar pelo posicionamento das mãos e pés, fazendo assim a posição inicial adequada, no exemplo do "Air Squat" colocamos os pés afastados mais que o quadril, normalmente na linha dos ombros e as mão acompanham em posição anatômica… e então começa a execução baseada na lista nos 6 pontos da lista checagem.

A qualidade que o Coach irá desenvolver suas aulas com boa dinâmica e atenção individual depende muito da clareza que ele tem sobre os movimentos básicos.

Espero que a partir agora fique mais fácil trabalhar com os padrões de movimentos. 

Vamos juntos! 

Close

50% Realizado

PEDIDO VIA EMAIL 

O Guia do BOX será enviado em seu email, preenchendo as informações abaixo é a única forma de garantir que você será receberá este material exclusivo.