9 PASSOS EFETIVOS PARA PLANEJAR RAPIDAMENTE O BOX DE CROSSFIT / MMT

guia do box planejamento May 31, 2018

Durante anos no mundo dos negócios, um documentos chamado "planejamento estratégico" ou "plano de negócio" era considerado imprescindível.

Era um documento detalhado e também trabalhoso, mas na prática pequenos e médias empresas deixavam de fazer ou gastavam tempo e dinheiro fazendo para no final deixar na gaveta.

Com a velocidade das mudanças de mercado e das informações, especialmente as trazidas pela internet, esse tradicional documento frequentemente se tornava obsoleto. Com análises de mercado, projeções e indicadores invalidados constantemente, foi necessário que os novos empreendimentos se adaptassem, com a chance de modelar, testar e ajustar suas estratégias com mais rapidez e efetividade.

Essa Canvas é uma adaptação do original proposto por Alexander Osterwalder em seu livro Business Model Ontology, 2004. Houveram muitas adaptações desta proposta feitas pelo próprio autor e por outros colaboradores, todas seguindo o mesmo conceito de modelos de negócio a partir de um único quadro/folha. Uma forma revolucionária de validar ideias de projeto que atualmente é ensinado em universidades e MBAs por todo o mundo, pela objetividade em responder às principais perguntas sobre o modelo de negócio e pela organização visual para perceber e relacionar cada área:  

  • O que?
  • Pra quem?
  • Como?
  • Quanto?

A seguir vamos analisar as áreas do Modelo de Negócio “BOX de CrossFit / MMT”, com adaptações incorporadas para o uso efetivo do marketing digital, criando um processo chamado de funil de vendas, sem o qual não haverá combustível para o negócio crescer:

01. Proposta do Produto:

O que vamos vender como principal produto nesse BOX? Esse produto têm uma proposta clara? Essa proposta é valorizada por parte do mercado? Existe a necessidade de produtos secundários?

02. Público Alvo:

Para quem estamos pensando esse tipo de aula? Quem são as pessoas que gostariam de treinar nesse BOX? Qual a idade média? O que buscam? Sobre o que conversam com seus amigos?

03. Funil de Marketing & Vendas | AIDAS

ATENÇÃO - Estamos usando quais plataformas para chamar a atenção dos potenciais clientes? Nosso público alvo está onde? Essas realmente são as plataformas mais eficientes para dedicar seu tempo e recursos? Quais as palavras, imagens e assuntos que mais irão chamar a atenção do meu público?

INTERESSE - Estamos crescendo nossa base de interessados como contatos / seguidores nas plataformas escolhidas? Podemos medir isso toda semana para saber se está crescendo?

DESEJO - Estamos atendendo as pessoas que desejam saber mais usando quais meios de comunicação? É possível atender com qualidade em todos horários? Podemos medir isso toda semana para saber se está crescendo?

AÇÃO - Estamos buscando qual ação desse contato que se interessou e demonstrou desejo de saber mais? Como podemos diminuir as barreiras para que essa ação seja feita com mais naturalidade? O que podemos fazer para essa ação ser ajudar cada pessoa? Podemos medir isso toda semana para saber se está crescendo?

SATISFAÇÃO - Estamos verdadeiramente comprometidos em impactar nosso contato de forma positiva, até mesmo surpreendente? Como podemos medir a satisfação dessa pessoa nos primeiros dias e após o primeiro mês?

04. Receitas:

Quanto vamos cobrar pelo serviço principal? Quais os nomes de cada plano?  Qual ticket médio que buscamos? Qual nosso plano foco? Qual nossa maior meta de alunos pagantes e para quando pretendemos atingir?

05. Atividade Chave:

Quais as 5 principais atividade que precisamos focar para o BOX funcionar com eficiência e qualidade? Essas atividades dependem somente de nós mesmos ou iremos buscar parceiros externos? Os responsáveis por essas atividades sabem da importância de não falhar com elas? Podemos medir o bom funcionamento dessas atividades para saber ajustar?

06. Recursos Chave:

Quais são os 5 principais recursos necessários para que nosso BOX funcione com máxima eficiência e qualidade? Esses recursos são nossos ou iremos buscar parceiros externos? Os responsáveis por esses recursos sabem da importância de não deixar isso faltar? Podemos medir a boa aplicação desses recursos para fazer correções?


07. Parcerias Estratégicas:

Quais os parceiros que necessitamos para nossas atividades e recursos chave? Esses parceiros foram avaliados e escolhidos com atenção? Temos mais opções em caso de algum imprevisto com esses parceiros? Quais parcerias podemos estabelecer a fim de alcançar a atenção de mais pessoas que correspondem ao público alvo? Temos parcerias com potencial de agregar mais valor para nossos clientes, atendendo outras necessidades deles para essa atividade, como por exemplo: suplementos, acessórios, médicos, fisoterapeutas, massagistas… ?

08. Despesas:

Quais são nossas principais despesas mensais fixas e previsíveis? Quanto devemos economizar todos os meses como provisão de caixa para afiliação / reinvestimento? Quais são nossas despesas variáveis? Quais podem ser despesas imprevistas? Qual nosso limite de despesa mensal? Estamos com esse valor em caixa no fechamento do mês para usar de fluxo e pagar todas as contas sem depender das mensalidades do mês corrente?

09. Infraestrutura & Equipamentos:

Quantos alunos temos capacidade por aula? O que diferencia a estrutura do nosso prédio? Como podemos criar melhores experiências de conforto antes, durante e depois da aula? Qual a qualidade dos equipamentos de em uma escala de 1 a 5? Quais são as marcas que escolhemos e referências?

Apliquei pessoalmente essa ferramenta de modalagem de negócio diversas vezes desde 2012, fiz adaptação e posso dizer que sempre fico surpreso com a simplicidade e efetividade dela ao apresentar aos coaches e proprietário de BOX de CrossFit / MMT 

É isso, espero que tenha gostado!

Esse conteúdo faz parte do GUIA DO BOX "O Passo a Passo para Alavancar ou Abrir seu BOX com mais Segurança, Qualidade e Alunos"

Você pode conhecer e solicitar uma cópia 100% gratuita por email nesta página: https://www.boxtalk.com.br/p/guia-do-box 

Você também terá acesso gratuito às nossas ferramentas administrativas em PDF. 

Até breve!

Close

50% Realizado

PEDIDO VIA EMAIL 

O Guia do BOX será enviado em seu email, preenchendo as informações abaixo é a única forma de garantir que você será receberá este material exclusivo.